Por que o traje de Alfaiataria se tornou símbolo no roupeiro masculino?
- Lucas Leite
- 6 de out. de 2021
- 2 min de leitura
Como nós sabemos, a alfaiataria masculina teve início no século XIX se popularizando após da Revolução Industrial...

Fala meus amigos do blog, tudo certo com vocês? Sejam bem-vindos a mais um post, e hoje de um jeito especial. Vamos falar sobre o porque a Alfaiataria Masculina se tornou símbolo do homem moderno.
Vamos continuar com a história...
Os Dândis, eram homens intelectuais e de comportamento ousado, provocando muitas mudanças na sociedade e na nobreza do rei. Esses homens eram muito educados, cultos, com um senso estético fantástico e por gostar de impressionar as pessoas, o seu bom gosto era fascinante.
Entre os Dândis, existiam alguns nomes famosos como: Oscar Wilde, Beau Brummell e Charles Baudelaire. Esses caras faziam a alegria dos alfaiates da época pois sempre investiam forte em suas vestimentas.

Beau Brummel, o primeiro dândi e entusiasta do novo estilo das roupas de alfaiataria (Fonte: Robert Dighton - Wikimedia Commons)
O visual dos dândis era composto por ternos sempre muito bem cortados e alinhados, com calças e coletes justos, paletó de corte impecável, camisas de gola alta empertigada e engomada, adornadas com o plastron, uma espécie de lenço amarrado ao pescoço.
Os princípios e a estética do traje dos dândis influenciam o vestir ainda nos dias de hoje. Afinal a alfaiataria é quem dita o dress code dos eventos sociais formais na nossa sociedade. Ela determina em que ocasiões os homens vestem smokings e fraques e que o uso do terno é uma convenção em quase todos os eventos profissionais da nossa vida cotidiana.

Podemos entender que a alfaiataria masculina teve um papel destaque na história da moda masculina junto com o fenômeno "moda e anti-moda".
Ao marcar um padrão do vestir socializado, podemos destacar suas versões informais: roupa de férias, fim de semana e o traje urbano usado para trabalho.
Aqui no Brasil, conhecemos o "Terno Masculino" pelo conjunto calça, paletó e camisa formal, dado a ser entendido como "alfaiataria".

Mas não devemos ficar apegados á isso, o terno masculino é composto por muitos modelos, do simples ao mais completo com colete, paletó, calça, camisa, gravata e até com casacos.
PORQUE O TRAJE SE TORNOU UM SÍMBOLO NO ROUPEIRO MASCULINO?
O terno tem um caráter abstrato que faz uma mensagem de continuidade formal sendo satisfatório no mundo contemporâneo.

Por agregar esse valor de luxo, requintado e passando uma boa aparência, homens do mundo todo tem adotado cada vez mais o uso da alfaiataria masculina nos seus looks do dia a dia, deixando aquela formalidade e pensamento que peças sob medida são muito bem-vindos para a rotina em qualquer ambiente.

Se você ainda não adotou peças de alfaiataria em seu guarda-roupa, pode ter certeza que logo você estará usando no seu dia a dia. As calças sociais por exemplo, estão sendo elaboradas com tecidos mais leves para esse uso diário, pois o homem moderno tem o amplo desejo de estar bem vestido e transmitindo uma boa aparência por onde passa.
Curtiu saber um pouco mais sobre a Alfaiataria Masculina? Aproveita para seguir o blog nas redes sociais.
Te espero aqui novamente e até á próxima!
Comments